“Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos” lição do livro UCEM
Uma frase tão simples, direta, clara mas ao mesmo tempo profunda que poderiamos ficar falando dela por dias e não esgotaríamos o assunto. Costumo dizer que o dia em que realmente praticarmos essa frase na nossa vida, entenderemos que somos realmente expressão do divino com poder ilumitado de realização e criação.
Aqui nesse artigo quero pegar o gancho para falar de um aspecto que está muito presente nessa frase: a Autorresponsabilidade.
De forma bem direta podemos dizer: se o mundo que vemos é um reflexo de nós mesmos na verdade eu não sou vitma do mundo, sou vitma de mim mesmo! Isso mesmo! Sua vida profissional, financeira, amorosa, social, familiar é apenas uma CONSEQUÊNCIA da sua programação mental e dos seus pensamentos. Se você está vivendo na escassez, é porque ainda tem muita escassez dentro de você. Se você está vivendo uma desilusão amorosa, é porque ainda tem coisas a serem curadas dentro de você.
E de onde nasce tudo isso dentro de nós? Esse é um ponto importantíssimo para que possamos nos transformar e, consequentemente, transformar nossa realidade. Tudo o que te faz ver o mundo de uma forma negativa, de sofrimento e dor nasce a partir de necessidades distorcidas do seu EGO. Sim, somos vítmas de distorções do nosso EGO que, ao mesmo tempo que possibilita que nossa ALMA possa experienciar a vida aqui na terra, também nos faz ficar presos na ilusão da separação, do sofrimento. Logo a culpa não é do EGO, e sim das distorções associadas a suas necessidades.
A boa notícia é que podemos nos curar e reprogramar nossa mente para vermos um mundo melhor! Já ouviu falar de Neuroplasticidade? Então, a Neuroplasticidade diz que podemos estabelecer novas conexões neurais e criar novos programas mentais, ou seja, fisicamente falando podemos mudar a forma como vemos o mundo! Mas qual o primeiro passo para isso? Assumir a nossa responsabilidade pelo mundo e pela vida que temos hoje. Você só consegue mudar aquilo que você tem consciência. Enquanto ficar apontando para fora, não vai conseguir mudar nada dentro.
Então concluo esse artigo dizendo que nada está perdido. Você pode construir a realidade dos seus sonhos a partir de uma mudança interna. Tem outra frase fantástica do UCEM que reflete bem isso que foi dito: “Acima de tudo, eu quero VER”. O que você precisa é conseguir parar, olhar para dentro e VER o que precisa ser curado dentro de você pois isso vai mudar tudo fora! Se for para pedir algo, peça para conseguir VER o que precisa ser curado dentro de você. A partir daí é acolher, perdoar e ressignificar o que for preciso que sua vida ira se transformar.