Quando iniciei minha jornada de autoconhecimento, aos 15 anos de idade, lembro bem que minhas principais fontes de informação eram livros e estudos realizados em escolas de autoconhecimento, principalmente o yoga. Naquela época, praticamente não utilizava a internet para minhas pesquisas.
Hoje, a realidade é totalmente diferente. O tema autoconhecimento tem se popularizado de maneira muito rápida e chegado às pessoas através de vários outros veículos de informação como sites, vídeos, Youtube, redes sociais, palestras e retiros diversos, televisão, séries, filmes e documentários, centros de estudos, o que tem contribuído para a desmistificação do tema.
Acredito que esse movimento tem ocorrido fruto da elevação da consciência da humanidade e da aproximação do oriente e do ocidente (ciência e espiritualidade), graças à internet que emergiu na década de 80 e popularizou o conhecimento, dando início a uma nova era, a da informação.
Quando falo elevação da consciência, estou me referindo ao movimento de abertura para as necessidades da ALMA. Todos nós temos um EGO responsável por garantir nossa existência aqui na terra, mas também temos uma ALMA responsável pela realização da nossa missão de vida. Na medida que vamos nos harmonizando com as necessidades do EGO, naturalmente perguntas como “Quem sou eu? O que vim fazer aqui? Qual meu propósito de vida?”, surgem e começamos a questionar nossa vida atual e nossas escolhas.
As respostas a essas perguntas só podem emergir através de um mergulho interno no nosso Ser, um caminhar consciente de autoconhecimento onde começamos a reconhecer nosso “verdadeiro Eu”, em detrimento de um “falso eu” que nasceu a partir de crenças e histórias que nos contaram (e nos contam até hoje), a respeito de nós e da vida e que nos mantém presos a uma ideia ilusória de nós mesmos e da vida.
Dessa forma um caminho de autoconhecimento pode ser entendido como uma jornada de autotransformação e purificação pessoal, onde iremos remover tudo aquilo que nos separa da nossa verdadeira identidade e caminhar em direção à nossa essência. Na medida que vamos avançando, vamos percebendo que muitas coisas na nossa vida não servem mais e a pressão interna por mudanças vai só aumentando, o que é normal e simboliza o seu verdadeiro Ser querendo emergir.
Autoconhecer-se é uma escolha importante, pois irá te levar a perceber que muitas coisas que você se apoiou até hoje para construir sua história não é verdade e a vontade por mudanças virá na mesma proporção que o medo de se arriscar a percorrer estradas até então desconhecidas. Mas somente essas estradas podem te levar até a verdadeira felicidade, que irá emergir à medida que puder viver a sua verdadeira missão aqui na terra, que é a de manifestar quem você realmente é.